Prefere assistir em vídeo?
Dê o play!
Você que já modela em Clay e já faz alguns dos seus personagens favoritos, mas tem um ou outro que não consegue, e você pensa: “Esse não é pra mim”.
Todo mundo já passou por isso em algum momento.
Vou te dar algumas das melhores dicas para desbloquear, e você modelar personagens que nunca se imaginou fazendo, se quer se tornar MASTER, vem comigo.
1ª Dica: Antes do Complicado, o Simplificado.
Se você quer fazer o SPAWN, por exemplo, que tem muitos detalhes, correntes, armas, você pode fazer o PANTERA NEGRA, o BATMAN (inclusive o Batman inspirou a criação do Spawn), eles servirão de treino para você.


Outro exemplo, o 1º KRATOS, mais simples, sem tantas armas e armaduras, para depois fazer o GERALT, do THE WITCHER.
No treino, vai pegar noções de rosto, anatomia, e tudo o mais, e similaridade com o outro personagem.
Neste último exemplo, vai treinar um pouco de gadgets, manopla, caneleira.
Pantera Negra e Spawn tem o mesmo estilo de máscara padrão.
Como bônus, terá além da escultura complexa, outra mais simples ao seu portfólio.
Vai assim, “upando” seu nível nas esculturas.
Na anatomia feminina, fiz diversos estudos de corpo feminino primeiro, então fiz “A curiosidade” e então fui para a Demon Hunter, de Diablo 3, personagem bem mais complexa e com bastante elementos.



2ª Dica: Busque muitas (e boas) referências.
Quem me acompanha, sabe que bato muito nessa tecla de referências, pessoal acha que um MASTER faz de cabeça, e não é assim, o bom escultor não desgruda o olho das referências.
Invista um dia e busque várias referências, para você que gosta de números, pode pôr aí umas quarenta referências, no caso de personagens com acessórios, pelo menos uma foto para cada acessório.
Pelo menos quatro fotos para a parte da cabeça, e assim vai.
Encontre boas referências para se basear, e ficar sempre de olho.
3ª Dica: Planeje bem sua escultura.
Pessoal vai na louca, tem muita pressa. Imprimiu o desenho, vai lá, constrói o esqueleto, faz o esqueleto básico e vai treinando a pose, faça diversas poses.
Ex: Vou fazer o HULK GLADIADOR (peça um pouco mais difícil), testa com o machado mais para cima, com o escudo, faça várias poses, testa no arame mesmo, vê o que você acha, ainda que seja “família palitinho”, vai te ajudar a encontrar uma forma mais básica.
Pega um dia, algumas horas, só para se planejar, quando encontrar a pose certa, tenta não voltar muito atrás, esse é um dos maiores erros dos iniciantes, temos um vídeo sobre esses erros aqui, concentre-se na pose que você definiu.
4ª Dica: Use sua massa favorita.
Alguém sempre vai dizer: “o ideal é a massa certa para a situação certa. ”
Sempre recomendo uma massa democrática, nem muito mole nem muito dura, para quem não conhece nada.
Se você já modela a algum tempo, deve ter experimentado algumas massas, e já sabe sua favorita, que você se sente melhor.
Nessa etapa de fazer um personagem difícil, você tem que se sentir bem fazendo escultura, porque já vai estar fazendo algo que sai um pouco da zona de conforto.
A massa não será um empecilho para modelar direito.
Antes de mais 3 dicas, quero que comente qual sua massa favorita abaixo, e depois volte aqui.
Dica 5: Faça um Cronograma.
Antes que diga que é chato, lembre o porquê de fazer um cronograma.
As pessoas ficam confusas do que fazer antes, do que fazer depois num personagem complexo, como o Geralt.
É importante pensar no que esculpir, primeiro que nesse caso é claro, é o corpo dele, básico, sem detalhar músculos, porque ele tem armadura no corpo inteiro, mas tem que ter um corpo inteiro, pensando que esteja nu, por exemplo.
Depois disso, começamos com a parte leve da armadura, o que seria nossa “roupa social”, e depois fazemos o “blazer”, ou a armadura pesada, no caso dele.
Esses cinco minutos, pensando na ordem das coisas serão muito úteis lá na frente.
Talvez já quisesse fazer o pelo da pele de animal que ele carrega, mas não, antes eu sei que preciso fazer o colete básico dele.
Pense e escreva, na ordem certa de fazer as coisas, assim você terá mais educação e disciplina para fazer algo cada vez melhor, principalmente em trabalhos difíceis, como esse.
6ª Dica: Autocorreção, Sempre.
Isso te fará crescer.
Assim não vai achar que é o MASTER OF THE UNIVERSE.
Que já zerou o jogo.
O tempo todo estará evoluindo.
Pega sua escultura, gira, dá uma olhada, toma um café, volta com outro olhar, uma outra dica é olhar através de um espelho, invertida, a imagem se tornará outra, vai enxergar de outra forma.
Se estiver esquisita no espelho, tem coisas para arrumar.
Bate uma foto e estuda o que dá para melhorar, isso vai te fazer progredir muito.
Percebe que até agora, reforçamos que não deve esculpir com pressa, tem que ser algo gostoso para você.
Algumas coisas que estiver fazendo em esculturas mais simples, não rola nas esculturas mais complexas, então paciência, e alguns elementos…
7ª Dica: Faça fora da escultura principal
Como assim?
Mãos, cabeça, armaduras, armas.
Todos os elementos que não são o corpo principal, ou que você vai anexar, ao corpo principal, faça fora da figura.
Com o tempo, essas etapas se tornam naturais, mas no começo é difícil pensar em fazer, por exemplo, a cabeça fora do corpo principal, cortar a cabeça e fazer ela fora.
Numa base simples, um pedestal espetado, é melhor modelar qualquer cabeça fora do corpo, assim como qualquer elemento que você veja dificuldade.
Espero que sejam úteis essas dicas para você subir de nível na Jornada das Esculturas, fazer poses mais arrojadas, dinâmicas, e ficar mais satisfeito com seu trabalho.
Qual dica achou mais útil?
Já conhecia alguma delas?
Deixe sua resposta nos comentários.
E não se esqueça de nos acompanhar pelos Stories, sempre abrimos caixinha de perguntas para ajudar vocês, além de fazer lives no nosso canal do YouTube.