Escultura em Pedra e Madeira? Vale a Pena?

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Voltar aos tempos das cavernas? Por que não?

Eles são primordiais, mas ainda dá para fazer muita coisa legal, e são particularmente interessantes para fazer uma coisa específica, muito importante em escultura. Vamos saber do que se trata…

Se esse assunto de materiais te interessa, você pode baixar gratuitamente nosso Guia de Esculturas para iniciantes 2.0, nele você vai conhecer um pouco mais de materiais e desse mundo das esculturas.

Ao falar de pedra e madeira, já indico que eu não sou um expert neles, não mexi tanto assim com esses materiais porque a modelagem, o clay, me atraíram muito mais.

Na pedra e madeira, você “apenas” esculpe, só retira informação.

Quando vemos uma bela obra em mármore, nem sempre nos damos conta dessa dificuldade extra.

Quando falamos em pedra, não é necessariamente a que você vê nas ruas, nem mármore.

A pedra que tivemos mais contato foi a pedra sabão, em 6 semestres de linguagem tridimensional, na faculdade.

Dentre os materiais para esculpir, é um dos mais fáceis de trabalhar, por incrível que pareça.
Ainda assim, são muitos processos para se esculpir em pedra sabão.

O nome pode soar tosco, lembrar sabão de coco, ou sabonete, mas não tem nada a ver com isso, o nome se dá pela sensação oleosa, como de um sabonete, ao tocar nela.

É possível ter uma escultura com um acabamento muito bonito, existem obras fantásticas com pedra sabão.

E por que não trabalhar com mármore?

Extremamente caro para um material, aliás, de difícil acesso no Brasil.

Nos USA, fui numa loja de esculturas que tinha de Oil Clay até todo tipo de pedra, incluso o mármore.

Como gosto mais de modelar do que esculpir, acabei não trazendo, e tem também aquele negócio, errou, perdeu, para consertar é complicado, alguns indicam agregar.

Particularmente, não acho recomendável, é melhor assumir logo o erro, e trabalhar para que não ocorra na próxima.

Pedra sabão é legal para treinar esculpir, escavar, trabalhando inclusive com formão, para você dar um aspecto finalizado, trabalha com muitas lixas, e com alguns óleos no final.

Uma coisa muito interessante, é comentar que no início você não vai fazer uma peça como “David, de Michelângelo”.

Recomendo iniciar com formas simples, pode ser algo abstrato, se você gostar, ou um personagem muito simples, como o Pokemón Jigglypuff, porque qualquer coisa que você executar na pedra será mais complicado, não tem uma “borracha” nesse tipo de estudo/trabalho.

Pelo 4º semestre, comecei a estudar com madeira, era um dos que eu mais queria aprender, e foi uma decepção, tinha projetos muito ambiciosos, queria fazer coisas muito grandes.

Aí você esbarra em 2 problemas:

1º: Madeira boa é madeira cara.

Uma madeira muito boa para fazer seus trabalhos, se quiser se aventurar é a madeira de balsa.

É a mesma que se usa no aeromodelismo.

Outra mais fácil de conseguir é o PINUS, porém é mais pesado.

A de balsa também é melhor para trabalhar, cede melhor às lixas.

 

O que seria muito diferente, ao trabalhar com CEDRO, CARVALHO, madeiras nobres, e essas são muito, muito caras, feitas para um escultor de madeira bem mais experiente.

Aí você viu os preços, e não achou a balsa tão cara?

2º: A questão é que é difícil achar uma chapa de balsa grossa.

As finas não dão muitas opções de esculturas.

E quando achei a madeira de balsa para os trabalhos que pensei, era muito demorado, pensava: “Na massa, consigo fazer muito mais rápido”.

Na massa, o nível de resultado era mais satisfatório, e rápido.

Além disso, para mim que curto o processo da escultura, estava muito desgastante o processo com a madeira.

Madeira e Pedra são materiais mais avançados, onde deve condicionar seu pensamento para “apenas esculpir”, não dá para voltar atrás e não dá para fazer adições.

(Até dá para adicionar, usando colas apropriadas, mas se pega as esculturas memoráveis, são aquelas que o autor deu a impressão que foi feita de um bloco único e na maior parte das vezes foi, como esculturas de Michelangelo, Bernini, grandes escultores renascentistas, barrocos, eles não tiveram opção de colagem.)

“Então não serve para nada, estudos em madeira e pedra? ”

Além de entender um pouco mais do material, pode fazer bases para suas esculturas, bases arredondadas, dão um aspecto bem-acabado, premium, ideal para ter na mesa do trabalho.

E para ter as esculturas nas bases, você pode fazer o treinamento “Design de Personagens Start, que é ideal para iniciantes.

Assim você pode fazer seus personagens favoritos em até uma semana, através do aprendizado de um método simples, rápido, descomplicado.

Bora pôr a mão na massa, e fazer parte da nossa Família Arcadiana.

Conclusão

Cada vez que você conhece um material novo, tem que entender as condições desse material.

 

Lá na Epoxy Clay, a barreira de entrada é a dificuldade de encontrar o material;

No biscuit, é entender o tempo de secagem e redução dele;

Em madeira e pedra, é lembrar que não tem opção de modelagem, apenas esculpir.

 

Você trabalha com as condições que o material te dá, você não pode impor suas condições ao material.

Isso muitas vezes tira a liberdade/criatividade.

Por isso defendo massas, como o Polymer Clay e Oil Clay, que te dão mais autonomia para criar seus personagens, pondo à prova sua criatividade.

O que você acha de trabalhar com Madeira / Pedra?
Deixe sua resposta nos comentários.

 

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