Prefere assistir em vídeo?
Dê o play!
Se você está entrando no mundo das esculturas, baixe gratuitamente meu GUIA de Esculturas para Iniciantes 2.0, que fiz para ajudar você que está entrando de cabeça no Hobbie, quem entra nesse mundo não quer mais sair.
Vamos falar de Epóxi, e Durepoxi, que tem uma pequena diferença, apesar de muita gente não saber.
Epóxi, basicamente, vem da união de 2 componentes, que nas medidas exatas, geram essa fusão de alta secagem (seca sozinha, dentro de minutos ou horas).
Não comecei pelo DUREPOXI, como muitos aqui no Brasil começaram, porque tinha a informação dele ser Tóxico, e pessoas terem adoecido pelo longo contato à ele.
Verdade ou não, isso me afastou, e me levou para o BISCUIT, ARGILA, etc, ao passo que vários alunos começaram por ele, e migraram, para potencializar sua técnica.
Existem diversas massas Epóxi espalhadas pelo mundo.
Aqui no Brasil, pensa-se que a massa do nosso país é o Durepoxi, mas não o é, falaremos mais disso.
Antes vamos falar das…
Especificações técnicas do Epóxi.
Epoxy Clay é gringa, não temos no Brasil, uma massa epóxi para fins artísticos em geral, existem bons fabricantes de Oil Clay, Polymer Clay, massas no geral, mas ainda nenhum se especializou em Epóxi Clay.
2 marcas boas no mercado mundial
Aves (eivis) com sua Apoxie Clay, que tem diversos Clays na mesma linha, e a Magic Sculpt.
São as marcas mais conhecidas e acessíveis, porém no Brasil não encontramos, o que leva o pessoal pro Durepoxi.
Essas gringas são próprias para fins artísticos, artesanato, são massas macias, fáceis de modelar, são boas para fazer detalhes, como o Biscuit/Polymer Clay (por isso o pessoal até compara), solúvel em água (pode fazer o alisamento com água).
A Magic Sculpt seca em 12 horas, a da Aves seca completamente em 24 horas, te dando um bom tempo de trabalho, diferente da nossa Durepoxi, que não tem fins artísticos.
Depois de endurecida, tem algumas propriedades interessantes, podem ser lixadas, e até mesmo com uma retífica.
É uma massa muito flexível em níveis de atuações, tanto mole quanto após a cura.
E se está entrando nesse mundo das esculturas, e já quer alcançar seu primeiro nível na Jornada das Esculturas, fazendo seu 1º personagem, sua primeira Action Figure, em até 1 semana, conheça o Treinamento Start, focado para iniciantes, que ainda não conhece nada sobre esculturas, proporção, forma, volume, silhueta.
Ensinamos esses conhecimentos básicos, e te ensinamos a usar no seu 1º personagem.
Os pontos negativos da EPOXY Clay
Não tem no Brasil, e nem quem importe, da forma que outras lojas importam Polymer Clays de alta qualidade.
Não tem quem traga Magic Sculpt, por exemplo, tendo que comprar no Ebay, Amazon, e o frete encarece muito.
A super Sculpey (Polymer Clay de alta qualidade) pode ter preço parecido, mas como tem bons importadores dela, o preço costuma ser mais barato do que a Magic Sculpt.
Isso nos distancia da Ásia e dos EUA, onde elas são de fácil acesso.
E nosso mercado nacional ainda não entrou nessa empreitada de fazer um EPOXY Clay para fins artísticos, eles só focam em fazer novas Oil Clay, estamos aqui no estágio de buscar uma Oil Clay perfeita, até fica como uma crítica: invistam em fazer Polymer Clay, Epoxy Clay, o mercado precisa dessas massas de qualidade, nacionais.
Até onde sei, temos apenas um fabricante de Polymer Clay que expandiu para o Brasil inteiro, e nenhum de Epoxy Clay, fica uma dica aos fabricantes.
Por ser um material caro, mais caro que o Polymer Clay, as pessoas recorrem ao seu “genérico”, que é o Durepoxi.
Não sou hater do Durepoxi, o uso em finalidades específicas quando não tem Epoxy Clay no estoque, mas não acho correto usar para fins artísticos somente.
Como disse, ele não foi desenvolvido para isso, ele foi feito para obras, construções, reparos, etc, ele foi criado para ser uma espécie de cola, por isso a secagem dele é super rápida, em até 40 minutos.
Alguns usam alguns estratagemas para ganhar um tempo, como misturar com plastilina, dando mais ou menos 2 horas, mas ainda não se compara aos Epoxy Clays gringos de alta qualidade, já citados.
Temos escultores que trabalham com Durepoxi e desenvolveram essa agilidade necessária, mas não recomendo, temos ótimas massas hoje em dia, com preços bem próximos, e evita de quebrar a cabeça.
Antigamente, inclusive, ele possuía amianto em sua composição, o deixando tóxico.
Mas ele é muito complicado de modelar, quando é mole, é mole demais, quando começa a “curar”, adquirindo firmeza, endurece completamente muito rápido.
Tem que fazer por mais etapas, respeitando o tempo dele de uma maneira ainda mais rigorosa que no Biscuit.
Onde usar Durepoxi?
Uso hoje em pequenos reparos, num restauro de uma escultura antiga, ou numa estatueta.
No Polymer Clay, você pode lascar uma parte muito sensível de uma escultura, trincar uma pontinha, fazer isso com Durepoxi é super rápido e tranquilo.
E para quem tira cast em resina, não tem como fugir 100% de bolhas, e as vezes elas fazem um rombo no cast.
Seria melhor o Epoxy artístico, o Epoxy Clay, mas também podemos usar o Durepoxi, para tapar esses buracos, que atrapalham bastante.
Para esse tipo de coisa, espera secar, dá uma lixada e só.
No máximo pequenos acessórios, se você tiver facilidade com Durepoxy.
E você, já trabalhou com Epóxi? Qual deles? O que achou? Comenta pra gente.
E você, já trabalhou com algum Epóxi? O que achou?
Deixe sua resposta nos comentários.
E não se esqueça de nos acompanhar pelos Stories, sempre abrimos caixinha de perguntas para ajudar vocês, além de fazer lives no nosso canal do YouTube.